Revista CRN-9
MENU
  • Home
  • Institucional
  • Matéria Principal
  • Ética
  • Nutrição Clínica
  • Nutrição Esportiva
  • Saúde Pública
  • Empreendedorismo
  • UAN
  • TND

EMPREENDEDORISMO Jornada empreendedora na Nutrição:
múltiplos caminhos
Conheça as histórias e os desafios de Nutricionistas
que decidiram criar e investir nos próprios negócios

A vocação empreendedora da população brasileira nunca esteve tão em alta. Em 2020, o Brasil atingiu o maior patamar de empreendedores(as) iniciais dos últimos 20 anos, com aproximadamente 25% da população adulta envolvida na abertura de um novo negócio ou com um negócio com até 3,5 anos de atividade.

Os dados integram a análise da série histórica da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), feita no país pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Mas quais são os melhores caminhos a serem percorridos? Quando pensamos na Nutrição, as possibilidades são inúmeras e diversas. Entretanto, o(a) Nutricionista e o(a) Técnico(a) em Nutrição e Dietética empreendedor(a) sabem que não há fórmula certa para o sucesso e que cada decisão conta no final. A trajetória, então, é o que realmente faz a diferença para esses profissionais.

Embora a jornada empreendedora raramente se repita entre um e outro, o objetivo é único na Nutrição: a melhoria dos hábitos alimentares, da saúde e qualidade de vida da população.

Seja na capital ou no interior do Estado de Minas Gerais, há profissionais atuando como empreendedores, buscando trilhar caminhos próprios, transformando realidades, provando novas possibilidades e enfrentando desafios.

Por onde começar?

A ideia de sair do mercado convencional e tentar a chance na inovação nem sempre é inata ou mesmo a primeira coisa pensada pelos profissionais. Muitas vezes, uma transformação em outra parte da vida é o pontapé inicial.

É o caso da Nutricionista Roberta Cunha (CRN-9 2519), de Montes Claros. Hoje, ela oferece cursos de alimentação infantil para cuidadores e oficinas lúdicas para crianças. E foi quando ela se tornou mãe que a ideia surgiu. Formada desde 2004, Roberta já havia trabalhado em várias áreas da Nutrição, como a indústria de alimentos, a área hospitalar e a alimentação escolar. Com a maternidade, sentiu que precisava se reinventar para conciliar o trabalho e ficar mais próxima da filha. Foi aí que partiu para a missão de encontrar soluções para a Nutrição Infantil.

Mas, se alguns precisam se reinventar, outros veem o empreendedorismo como uma extensão natural. A Nutricionista Simone Collet (CRN-9 3455), de Belo Horizonte, já tinha contato com a indústria de panificação por seus pais terem um empreendimento na área. Um tempo após se formar em Nutrição, sentiu que poderia alcançar novos espaços e oportunidades por meio de um negócio próprio. Surgia então a “Padaria Lucrativa”, empresa de consultoria moldada para fomentar a transformação e o conhecimento no segmento da panificação e confeitaria.

Companhias na jornada

Outro aspecto muito importante na vida do(a) empreendedor(a) são as parcerias. No caso das Nutricionistas Pâmala Mara (CRN-9 13084) e Eliane Alves (CRN-9 13111), proprietárias do “Panelinhas Kids Nutrição Materno Infantil”, a sociedade é o que dá base ao empreendimento.

As duas se conheceram durante a faculdade de Nutrição e trilharam caminhos distintos. Anos depois, veio o convite de Eliane, que buscava uma reinserção no mercado de trabalho, após ser mãe. E Pâmala não exitou em aceitar.

A parceria já vai completar quatro anos e é o laço entre Pâmala e Eliane que dita o ritmo do empreendimento:

Mas nem todos encontram um sócio para dividir a jornada. No caso da Nutricionista Lorena Simões (CRN-9 8034), os parentes foram os principais apoiadores. A ideia não era fácil: montar um negócio inédito em sua cidade – a primeira escola culinária de Teófilo Otoni, cidade localizada no Vale do Mucuri e a 450 km de Belo Horizonte. O objetivo era, além da gastronomia, usar a formação em Nutrição para ensinar, em cada receita, quais as melhores formas de aproveitar os benefícios dos alimentos. Em 2017, essa ideia ganhou nome e local: “o Espaço S”.

E você? Tem o desejo de começar um empreendimento?
Confira no quiz qual é o seu perfil empreendedor!

Pausa e respira...

Mas, é claro, a caminhada dos(as) empreendedores(as) também é recheada de momentos de dúvidas, percepções ou pausas. Os desafios são múltiplos, com várias complexidades e de diversas formas.

“Muitas vezes, o que motiva é o foco nos frutos que serão colhidos e nos pilares que nos levaram até ali. Na minha experiência, era comum as pessoas estranharem uma proposta tão diferente em uma cidade do interior. Então, realizei muitos cursos nos quais não obtive lucro direto somente para irem me conhecendo”, explica a Nutricionista Roberta Cunha.

Já Simone Collet precisou enfrentar conceitos pré idealizados para realmente alcançar seus clientes: “Um dos maiores desafios para mim foi quebrar a barreira da imagem que os empresários têm do profissional Nutricionista apenas como agente de inspeções e imposições.”

Segundo o consultor do Sebrae, Rafael Tunes, muitas pessoas querem saber qual é a fórmula do sucesso ou receita para empreender. A resposta é simples: não existe. “Nós não temos essas respostas. O que na verdade funciona é o empreendedor assumir o grande desafio de ir ao mercado e muitas vezes cometer erros, mas voltar mais forte, com mais informação. A Nutrição é uma área da saúde com muitos conhecimentos técnicos e científicos e, por isso mesmo, tem muitas oportunidades. É um campo muito amplo e com inúmeras possibilidades de negócio.”

O Sebrae presta consultoria e oferece cursos para empreendedores(as) e, inclusive, foi citado por muitas das profissionais que conversamos como uma referência para quem busca esse tipo de experiência.

Gostou? Confira  no podcast dicas do Consultor do SEBRAE, Rafael Tunes.

https://www.revistacrn9.org.br/wp-content/uploads/2021/01/Podcast-1.mp3

Muito mais que clientes, parceiros

O relacionamento com clientes também ajuda a transformar a vida de muitos(as) empreendedores(as). Mais que uma fonte de renda, clientes podem ser enxergados sob um viés de troca de conhecimentos e experiências.

Simone Collet conta que, ao longo desses anos, conseguiu formar vínculos reais. O depoimento da empresária Priscila Coelho é um exemplo: “Vendemos alimentos e somos responsáveis por entregar ao cliente um produto de qualidade, em primeiro lugar e, para isso, o trabalho da Nutricionista é fundamental.”

A profissional de Educação Física, Sheila Martins, também foi impactada por um dos empreendimentos citados em nossa reportagem. Mãe de uma criança no espectro autista, ela acredita que com o “Panelinhas Kids”, hoje seu filho tem mais qualidade de vida: “Já havia experimentado diversas outras áreas da saúde com meu filho e, após pesquisar alguns benefícios que a Nutrição poderia trazer, me interessei imediatamente. Acredito que todas as mães com crianças no espectro poderiam se dar a oportunidade de experimentar a Nutrição Materno Infantil, pois meus objetivos foram idealizados e eu fui surpreendida positivamente.”

Meia volta?

Por mais desafiador e, muitas vezes, obscuro, que o empreendedorismo possa parecer, as realizações que ele pode retribuir fazem muitos profissionais persistirem, se transformarem, crescerem e se reinventarem enquanto seres humanos.

A Nutricionista Lorena Simões, por exemplo, sente que a cada dia a motivação de fazer seu negócio alcançar novas pessoas se renova:

Já para a Nutricionista Roberta Cunha, a caminhada que traçou até hoje a inspira a ir mais longe e não há nada que ela faria diferente: “A escolha de empreender me aproxima muito da Nutrição. O mercado muda constantemente, evolui. É necessário estarmos conectados com a essência da Nutrição para não nos perdermos no turbilhão de informações que atualmente vivemos.”

O consultor do Sebrae, Rafael Tunes, resume em uma frase os anseios de muitas pessoas que têm dúvidas sobre trilhar o próprio caminho e ter um negócio próprio: “Para começar a empreender, basta dar o primeiro passo.”

Confira as dicas do consultor do SEBRAE, Rafael Tunes, sobre as principais características que um(a) empreendedor(a) deve ter.

https://www.revistacrn9.org.br/wp-content/uploads/2021/01/Podcast-2.mp3
COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
SAIBA + SOBRE O TEMA

  • Portal do SEBRAE
  • Com pandemia, Brasil deve registrar maior número de empreendedores da história
  • Brasil deve atingir marca histórica de empreendedorismo em 2020
  • Faça o teste: qual é seu perfil de empreendedor?

 

EDITORIAS

- Home - Matéria Principal - Ética - Nutrição Clínica

 

- Nutrição Esportiva - Saúde Pública - Empreendedorismo - UAN - TND

EDITORIAL

- Institucional - Envie a sua sugestão de pauta - Portal CRN9

Delegacias do CRN-9

Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região – CRN-9

Rua Maranhão, 310, 4º Andar Santa Efigênia, Belo Horizonte - MG CEP: 30150-330 - crn9@crn9.org.br - (31)3226-8403
  • Home
  • Institucional
  • Matéria Principal
  • Ética
  • Nutrição Clínica
  • Nutrição Esportiva
  • Saúde Pública
  • Empreendedorismo
  • UAN
  • TND
Revista CRN-9
  • Home
  • Institucional
  • Matéria Principal
  • Ética
  • Nutrição Clínica
  • Nutrição Esportiva
  • Saúde Pública
  • Empreendedorismo
  • UAN
  • TND